Viagem das minhas manas a Angola e um Natal e Passagem de ano no Calor

É a primeira vez que passo o Natal no Calor. 



As minhas manas vieram a Angola para passar o Natal conosco e eu e os meus pais fomos busca-las de carro a Luanda. Foram 1100 km para ir e mais 1100Km para voltarmos para casa e depois o mesmo para as levar de volta. 😥





Aproveitamos a viagem para lhes ir mostrando vários sítios:

Luanda- Cabo Ledo- Sumbe- Lobito- Benguela-  Lubango- Namibe



No Lubango as minhas irmãs conheceram o Cristo rei que deve ser o menos conhecido:

A 2100 metros de altitude e com 14 metros de altura, este monumento é uma recordação de que os madeirenses chegaram ao sul de Angola no final do século XIX. Foi construído em 1957, no topo da Serra da Chela, na altura do período colonial português.

Ao contrário das outras três estátuas do Cristo Rei (Brasil, Portugal, Timor Leste), a construção do Cristo Rei do Lubango não teve nada a ver com a religião. O monumento foi feito pelo engenheiro português Carlos Sardinha e demorou dois anos mas, depois de terminada, o monumento começou a ser considerado como um sítio de adoração para os religiosos.





Angola é muito grande o que faz com que a paisagem mude bastante.  Durante a viagem vemos muitos animais e temos de ter cuidado pois há muitos acidentes por eles estarem no meio da estrada (bois, cabras e cães). Vemos ainda pessoas a venderem fruta, leite de cabra, artesanato ou simplesmente a pedirem.




Depois aqui no Namibe além de lhe mostramos a cidade,  fomos ao:

- Tombwa para lhes mostrar a  Welwitschia mirabilis popularmente conhecida como polvo-do-deserto, que só existe no deserto do Namibe em Angola.


- Arco que é um oásis no deserto do Namibe e onde existe um Soba, que é uma espécie de chefe da tribo, que tem várias mulheres com filhos dele e todos vivem  juntos nesse sitio.









Baia das pipas- é uma praia afastada da cidade (mais ou menos 30 min) e como tal é muito mais bonita e limpa. 



As férias de Natal aqui são bem diferentes das férias de Natal em Portugal pois aqui está calor e  aproveitamos para ir à praia. 

Na noite de Natal e e a minha família fizemos o habitual jantar e abertura das prendas à meia noite, mas de dia ir à praia foi uma estreia. 

A passagem de ano fomos passar com um grupo de amigos a uma casa de praia e foi a primeira vez que dei um mergulho no primeiro dia do ano! 

Pesquisei para perceber melhor e a causa:

Inclinação da Terra e a incidência dos raios solares. Por conta disso, há uma maior insolação no Hemisfério Sul durante alguns meses do ano e, em seguida, a situação inverte-se, com maior incidência de raios solares no Hemisfério Norte. Dessa forma, quando é verão no sul, é inverno no norte, e vice-versa.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

Brasil

Trabalho de Projeto: TITANIC