SEASPIRACY - O que fiquei a saber...
Este fim-de-semana vi muitos bocados de um documentário que os meus pais estavam a ver, aprendi algumas coisas mas no fim estava um bocadinho triste:
- As ''ilhas'' de plástico que existem nos mares pensava que eram de garrafas e de palhinhas, mas afinal a maioria é redes e material de pesca que os grandes navios de pesca perdem e deixam no mar.
- Matam milhares de tubarões para só tirar a barbatana e voltam a por o tubarão morto ao mar. Só para fazer uma sopa que pelo que percebi nem é muito boa.
- Juntam muitos golfinhos numa baia no Japão que não me lembro o nome, uns para vender a parques aquáticos e os outros matam para que não comam os peixes para eles poderem pescar mais.
- No Japão acho que voltaram a poder caçar baleias e matam muitas.
- Na costa da França que é tão perto de Portugal, matam milhares de golfinhos quando estão a pescar pois apanham juntamente com os outros peixes. 😱
- Se continuarem a pescar as mesmas quantidades de peixe os oceanos deixam de ter peixes e são as fezes dos peixes que alimentam os corais e as florestas aquáticas. Se os Corais e florestas marinhas acabarem deixamos de ter os oceanos a ajudarem no combate ao aquecimento global. As florestas de algas por exemplo, absorvem 20 vezes mais carbono do que as florestas tropicais.
- Os grandes barcos de pesca vão pescar grandes quantidades para a costa de países africanos mais pobres e depois os pescadores de lá não têm peixe. Têm de ir caçar animais como o macaco e o morcego e muitas vezes depois apanham doenças graves.
- Há empresas de pesca que têm escravos que são pessoas que trabalham mas não recebem ordenados e não têm direito a nada. Mostraram pessoas que estiveram presas 10 anos ... e uns morrem e mandam nos ao mar!
- O peixe de aquacultura é um peixe que está em cativeiro mas no mar, onde é alimentado pelas pessoas que trabalham nesses sítios. Têm muitos problemas de saude e além disso para os alimentar é preciso ter de pescar na mesma pois as rações que dão são feitas de óleos e peixes.
- Todos os anos é dado à pesca muito muito dinheiro, mais do que é preciso para acabar a fome no mundo. Eu acho que esse dinheiro devia ir para acabar com a fome porque a pesca está a prejudicar o planeta e não é justo haver pessoas que não têm o que comer.
Cá em casa vamos tentar fazer a nossa parte, das 14 refeições que fazemos por semana (almoço e jantar) só 3 poderão levar peixe as outras serão completamente vegetarianas. A ideia é conseguirmos diminuir até deixarmos mesmo de comer peixe.
Se todos fizermos a nossa parte conseguimos melhorar o planeta. 💙



💚
ResponderEliminar